sexta-feira, julho 06, 2007

As Estrelas

Primeiramente, minha grande saudação Rubro-Negra a todos!

Após muito pensar e relutar, decidi re-aderir a campanha dos blogs.

Acredito ser uma maneira interessante de transmitir e receber informação dos mais variáveis tipos e maneiras, além é claro, de preencher o longo período de ócio que me aguarda nas férias! rsEstou bastante impressionado com o novo sistema do blogspot, a liberdade de edição e incremento cresceu bastante, embora, nada que não fosse previsto, visto que aquele "G" já aparece na página inicial do serviço! Peço aos senhores, um pouco de paciência em relação ao layout, que aos poucos será atualizado e incrementado! =)

Como o mais importante é a escrita, usarei esse espaço pra falar
dos mais diversos assuntos possíveis! E pra começar, há pouco conversava com uma grande amiga contando que estava fazendo um blog! Amiga essa, daquelas que vc fica dias sem ver, e só o fato de vê-la do
outro lado da rua, faz um sorriso desabrochar lá de dentro!Companheira de estrada e engarrafamentos, na mesma hora ficou claro que nossos papos de estrada virariam assuntos para inúmeros posts do blog.

Portanto, como pedido e prometido, esse primeiro post, vai pra vc Dani! Amo
vc irmã! =)



A Morte das Estrelas


Quem nunca parou no meio de uma noite, nem mesmo por um único instante, para olhar a imensidão do céu?

Certa vez, uma amiga comentou comigo que se cada pessoa tirasse 5 minutos do seu dia para observar o céu, suas vidas seriam completamente diferentes. Eu concordo. Na minha opinião, não há nada mais bonito e ao mesmo tempo temeroso que o céu. Dele veio a nossa origem, e dele virá o noso fim! (Ou não?! rs)

Enfim, durante uma sexta-feira normal, no fatídico trajeto Rio x Petrópolis, enfrentamos um acidente da serra de Petrópolis, o que nos rendeu umas 4hs de papo! Papo vai, papo vem, e por fim estávamos conversando sobre as estrelas! A grande questão foi a seguinte: "O que acontece quando uma estrela desaparece?".

Primeiramente precisamos entender o que são estrelas e onde estão
localizadas.

Uma estrela é um corpo celeste formado de plasma, (e não de gás, como muitos pensam), que se mantém coeso devido sua força gravitacional. Esse corpo celeste, por causa de sua pressão interna, produz energia
por fusão nuclear, transformando moléculas de hidrogênio em hélio. Dado que nos primórdios do Universo, o hidrogênio (H) e o hélio (He) eram basicamente os únicos elementos existentes, isso significa que todos os restantes elementos conhecidos atualmente, como por exemplo o ferro, o carbono, oxigênio, nitrogênio, foram fabricados por estrelas. Para uma estrela poder realizar esse processo de fusão, ela tem que ter uma massa acima de um determinado valor crítico (aproximadamente 81 vezes a massa de Júpiter) para que se dêem reações nucleares de fusão no seu interior.

As estrelas podem ser vistas como enorme compactadores de matéria. O hidrogénio e o hélio, que estão na base da sua formação, por serem elementos com apenas um e dois elétrons, mais simples de fundir, são lentamente, ao longo de milhões de anos, comprimidos dando origem a elementos mais pesados, nomeadamente metais, cujos átomos sãomais difíceis de fundir. Esta incapacidade de fusão, leva irremediávelmente à morte da estrela, como no caso do Sol.

As estrelas visíveis aparecem como pontos brilhantes no céu noturno, à exceção do Sol que devido a sua proximidade é visto como um disco e é o responsável pela luz do dia. O uso comum da palavra estrela nem sempre reflete o seu significado astronômico, não incluindo o Sol e incluindo os planetas visíveis e até mesmo os meteoros (estrela cadente) . Em virtude do uso amplo da palavra, um fenômeno belo e sem igual ocorrido dia 13 de novembro de 1833, visível do Canadá ao México, foi denominado chuva de estrelas.

Depois do Sol, a estrela mais próxima da Terra é a Próxima Centauri que fica a 40 trilhões de quilômetros, mas como não é possível observá-la a olho nu, esse título fica com Alpha Centauri. Sua luz demora 4,2 anos no trajeto dessa estrela até nós (veja ano luz). Ou seja, uma estrela, cuja luz enxergamos hoje no céu, pode ter deixado de brilhar a 4 anos atrás! Isso tudo traz atona um grande sentimento pra mim, sobre, até que ponto os nossos olhos são fiéis a tudo que acontece no mundo? O que é real? O que é fictício? Será que o processo do fim do universo já começou e nós ainda estamos aguardando sua chegada? (Lembro aqui, um clássico do Stephen King, "Fenda no Tempo")

Os astrônomos estimam que existam pelo menos 70 sextilhões de estrelas no universo conhecido. Em número fica 70 000 000 000 000 000 000 000.

A sua distribuição pelo Universo cabe principalmente às supernovas, que ao explodirem espalham por milhões de quilômetros estes materiais, dando origem a novas estrelas e sistemas planetários.

O estado final de uma estrela depende decisivamente da massa que ela possui. Deste modo, a estrela pode terminar sua vida pacificamente, ou se tem massa maior, pode chegar a ser (depois da fase de uma supernova) uma estrela de nêutrons, ou ainda, em um caso extremo, converter-se em um buraco negro.

Explicando um pouco mais sobre os estágios finais de uma estrela:

Supernova:

As estrelas de massa maior, depois de converter seu hidrogênio, podem seguir queimando os componentes restantes para formar elementos mais pesados (carbono, oxigênio, neônio, magnésio,silício, e finalmente ferro). Como o núcleo de ferro é o mais estável na natureza, não existe mais a possibilidade de se obter energia usando o ferro como combustível nuclear: a produção de energia nuclear na estrela pára quando se formam núcleos de ferro.

Nesse momento a estrela colapsa, desmoronando-se em si mesma. A estrela se contrai, aumenta incrivelmente a densidade no centro, e devido à resistência da matéria, as camadas externas que caem para o interior da estrela ricocheteiam no centro. Ocorre assim uma grande explosão que destrói a estrela.
O brilho desta explosão é considerável e pode ser até dez bilhões de vezes mais brilhante que o sol.

A isto se chama uma Supernova

Estrela de Nêutrons:

Quando a estrela ultrapassa o limite de 1.4 massas solares os elétrons de seus átomos colidem (ao estarem tão comprimidos) com os prótons, são absorvidos (o inverso do decaimento beta) formando um nêutron.
Nesse momento a estrela volta a ser uma estrela de nêutrons. (Lembrem da Bomba Atômica)

Um outro efeito ocorre quando o seu tamanho se reduz ao redor de 10 quilômetros de diâmetro, com bilhões de toneladas por centimetro cúbico! A estrela aumenta violentamente a quantidade de giros, o que faz com que ela emita (periodicamente) uma grande quantidade de sinais de rádio. (foto)

Buracos Negros:

Podemos ter uma estrela de nêutrons de 1 a 3 massas solares. Se ela possuir mais de 3 massas solares, a gravidade não pode ser contrabalançada de nenhum modo.

De acordo com a teoria da relatividade, nem sequer a luz pode escapar deste corpo. É por isto que os denominamos de buracos negros, pois eles não podem emitir nenhum tipo de luz. (foto)

Enfim, chegamos ao fim! Espero que tenha agradado a quem leu!Um grande abraço

Fontes: Wikipedia / O Universo numa casca de Noz, Stephen Hawking



3 comentários:

Unknown disse...

Igor, meu amigo mais querido!! Sem palavras p/comentar....acho q qq coisa q eu vá escrever aqui n vai ser suficiente p/dizer o qnt está incrível seu blog! q honra ser a primeira..hehehe!
Está maravilhoso!! com apenas um defeito: as saudações rubro-negras ¬¬ hehehehe
iii, jah está nos meus favoritos...e eu quero ver o seu segundo post hein.... esse vai ser emocionante! beeeeijos! amo vc meu amigo sonhador! x)

Anônimo disse...

Jah faz um bom tempo q discutimos a origem do universo e divagamos teorias e teorias na varando lah de casa... bons tempos de Cob2, sentados soh olhando para as estrelas.
Me gratifica saber q vc estah compartilhando disso com tds nesse blog fantástico que vc criou.
Ihh acho q estou falando bunito de mais... ficou mt maneiro eheheheh
então meu querido, espero ansiosamente pelo próximo tópico.
Grande abraco

Anônimo disse...

IRMÃO....
não sei nem o que dizer né?
Primeiramente muito obrigada por dedicar o seu primeiro POST p/ mim...
nunca pensei que 4h passariam tão rápido e seriam tão produtivas, rendendo tantos assuntos!
...

Enfim vimos que além de uma brincadeira (a de sermos "irmãos"), temos muita afinidade, coisa que as vezes nem irmãos de sangue tem!
...

Li o BLOG todinho, vi todas as imagens, simplesmente está lindooo! É muito bom ter vc compartilhando seus grandes conhecimentos com tds!
A parte que mais gostei foi: "Isso tudo traz atona um grande sentimento pra mim, sobre, até que ponto os nossos olhos são fiéis a tudo que acontece no mundo? O que é real? O que é fictício?", me fez refletir sabia?

huahiuahuhauhauhuahuahuhauhhauhua
...

Soh vc nesse mundo conseguiu me explicar essa teoria das estrelas...
como assim eu to vendo e ela não existe mais?
;)

AGORA EU SEI...
e espero aprender muito mais com vc irmão!!!

PARABÉNSSS....vc escreve muito bem!
TE AMO DEMAISSSS

beijos rubro negrosss!!
;D