sábado, julho 14, 2007

Pan-Americano 2007

Foi lançada, ontem, dia 13 de julho de 2007, a política do "pão e circo" na cidade do Rio de Janeiro!

É incrível como a rotina das pessoas é tomada por evento, que durará 1 semana!
Todos se dizem patriotas e defendem com orgulho o título que foi dado a cidade do Rio: o "palco do PAN de 2007"!
Mas me diz uma coisa, quem sabia o que era o Pan-americano antes do Brasil se candidatar a sede em 2007?

É lamentável, que em um país onde saúde e educação são precárias, se gaste tanto dinheiro em um evento de lazer! Foram gastos aproximadamente 3,5 bilhões de reais para preparação da cidade para os jogos!
E esses não foram os únicos prejuízos! Para quem não sabe, o autódromo internacional Nelson Piquet (Jacarepaguá) teve que doar parte de seu traçado para a construção de complexos esportivos!

O autódromo do Rio, sediou GPs de formula 1, nos anos de 1978 a 1989, consagrando 2 vitórias do tri-campeão, Nelson Piquet!
Hoje em dia não passa de uma pista cheia de entulhos, e um grande estacionamento para o complexo do pan!



Sempre considerei o automobilismo, assim como qualquer esporte, como um meio de inclusão social! E isso meus amigos, é o que o país mais precisa! Um futuro e incentivo para os jovens!

Agora, para um país onde se roubam milhões todos os dias, um país onde diariamente se destroi monumentos históricos, onde matam centenas de hectares de floresta, envenenam dezenas de rios e ninguém liga, quem vai se importar com um autódromozinho?

Todos querem ver o PAN, querem ser brasileiros, ter orgulho de vestir a camisa canarinho, cantar o hino nacional, ser voluntários e depois dizer: "Sediamos o PAN"!

Bato palmas para vocês!

Agora alguém já pensou em ser voluntário para algo que o Brasil realmente precisa? Duvido muito! Nós já nos acustumamos com a desgraça! Ela faz parte do nosso cotidiano! Isso ninguém quer mudar! "É indigno!", "EU?! Cuidar de gente necessitada?! Nem que me pagassem!", muitos diriam!
Fico bastante assustado com a quantidade de voluntários que o PAN teve quando comparados aos voluntários de projetos sociais do país! Nessa hora ninguém é brasileiro! Só somos quando o assunto é futebol ou envolve eventos mundialmente reconhecidos!

Mais uma vez, palmas pra vocês!

Em nenhum momento, estou desmerecendo o evento, no seu foque cultural e social! Acredito no evento e assistirei as competições! Discuto aqui, o MODO como foi realizado e tudo aquilo que está sendo deixado de lado e sacrificado em prol de algo que a mídia chama de "um dos maiores eventos espotivos" do mundo! Piada! haha

E digo mais, ficam aqui as palavras do maior bandido que o Brasil ja conheceu, o Sr. Excelentíssimo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia: "No Parque Aquático, estamos pensando em criar uma base para que sejam disputados jogos de tênis, além de shows. A natação não é rentável ".
Sim, o espaço será transformado em casas de show, pois o nosso prefeito, considera o complexo apenas como um meio de ganhar dinheiro, e não como meio social!

Palmas pra quem o re-elegeu!

Enfim, o Rio parece casa de endividado! Gasta-se um fortuna com preparativos, recebe-se os visitantes, todos comem e bebem de graça, se divertem, e por fim vão embora! A única coisa que sobra pro dono é a bagunça!

O PAN acabará, e junto com ele, o autódromo, os complexos esportivos e a POUCA reputação que o Rio ainda tem!

O jornal britânico The Times traz uma reportagem, neste sábado, dizendo que a organização dos Jogos Pan-Americanos revelou problemas endêmicos ao Brasil, "principalmente a burocracia corrupta e ineficiente" do país. Segundo o correspondente do jornal no Brasil, Tom Hennigan, o país investiu tempo e dinheiro para sediar o evento esportivo numa tentativa de convencer o mundo de que tem condições de organizar a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, mas "o orçamento para o Pan-Americano saiu de controle devido a má administração e corrupção, tornando o preço final para o contribuinte cerca de oito vezes mais caro que as estimativas iniciais"."Esses enormes excessos nos custos aumentaram a preocupação sobre o potencial para desperdícios e corrupção se o Brasil se tornasse a sede da Copa do Mundo de 2014, que envolve muito mais dinheiro", diz o jornal.

http://www.iht.com/articles/ap/2007/07/13/sports/LA-SPT-Pan-Ams-Roundup.php

Mas isso, é claro, vocês não veêm na rede Globo!

Se realmente somos fãns dos esportes, devemos querer o melhor para ele! Você já se imaginou tendo que competir em esportes aquáticos, na Baía de Guanabará? Não né? Você só quer assistir, e ter o orgulho de dizer mais uma vez: "Eu sediei o PAN"!

O Brasil nunca sediará as Olimpíadas! Não digo baseado no orçamento, ou na criminalidade! Mas sim nas condições dos esportes aquáticos! É totalmente inviável! Ainda não sei como sediou o PAN!

A verdade fatal meus amigos, é que somos orgulhosos demais! Só conseguimos falar e nos orgulhar daquilo que traz prestígio internacional! Na hora de olhar pra dentro e assumir os defeitos do país como homens, ninguém é brasileiro o sufisciente!

http://averdadedopan2007.blogspot.com/

Apesar de tudo isso, uma coisa me comove muito! O modo como a vida sofrida de alguns, diante de um evento enorme como esse, muda! Por mais sofrida que seja, um evento do tamanho do PAN, consegue reavivar a felicidade na vida dessas pessoas, e isso sim, não tem preço, mesmo que seja por apenas uma semana! =)
Entretanto não deveria ser assim, deveria ser para sempre! E é pra isso que devemos lutar todos os dias! Fazendo o nosso papel para um mundo melhor! Lembre-se dos sonhos, nada é impossível pra aquele que acredita! Se o Kiwi conseguiu, por que não conseguiremos?

Um grande abraço,
e fica o desabafo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelas vaias ao nosso presidente o pan ja valeu!..o mais triste é saber que se tivessemos uma eleição pra presidente ontem mesmo..ele ganharia mais uma vez..por isso não muda..e eu não tenho esperança de um dia irá mudar. muuito interesse, muito dinheiro por tráz!..haha..=/
Belas colocações!
Um abraço!